FESTAS FELIZES...
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
O
Bairro da Conquista é um dos bairros mais populosos da cidade. Reduto da classe
trabalhadora, composta principalmente por funcionários públicos e comerciantes formais
e informais. Predominam pessoas de etnia negra e afrodescendentes. É um lugar
rico em representações da cultura africana – o bairro possui um dos terreiros
mais antigos do Brasil - Terreiro Tombecy Neto. Nele habitam artistas dos
diversos segmentos culturais, além de políticos, micro-empresários e personalidades
dos mais diversos níveis e categorias. O bairro é conhecido também como “Morro
da Conquista”. Em consequência do aumento da população da cidade, após a
derrocada do cacau, também nele estão presentes bolsões de violência e o tráfico
de drogas, que fazem da área um “zona de risco”. Existem no bairro instituições
educacionais, Organizações Não Governamentais (ONGs), o Hospital Geral Luiz
Viana Filho (HGE) e a Policlínica Municipal Hallil Medauar. A área de lazer é
pobre, com poucas praças e apena uma Quadra Poliesportiva Municipal
Colegiado escolar
O colegiado escolar do
Colégio Estadual Antonio Sá Pereira é constituído por membros eleitos pela comunidade
escolar, através de eleições diretas, sendo formado por membros de diversos
segmentos: gestores, professores, alunos, pais ou responsáveis, servidores
técnico-pedagógicos. As reuniões acontecem mensalmente e quando convocadas pelo
presidente do Colegiado. Fazem parte do colegiado atual o diretor e vice-diretoras
(Sergio Nogueira, Rita Pimenta e Teresa Loureiro) os quais são gestores e
membros natos, Maikel Lelis (presidente), Sabina Paula (segmento professor),
Everaldino Góes (segmento pai ou responsável) e Glaciane (segmento aluno).
Serão substituídos, através de eleição, os novos representantes do segmento
servidor técnico pedagógico.
O Colegiado Escolar é
um conselho formado para atuar de forma colaborativa na perspectiva de efetivar
o compartilhamento de responsabilidades sobre o conjunto de ações voltadas para
o desenvolvimento e melhoria da escola. É priorizada a construção da prática
democrática, organizada para tomada de decisões, com o objetivo de assegurar a
efetividade no alcance das metas estabelecidas no Projeto Pedagógico, conforme
Lei nº 11.043 de 09 de maio de 2008, decretos e portarias pertinentes da SEC/BA.
Resultado das Eleições do COLEGIADO ESCOLAR CEASP 29/NOV/2012
SEGMENTO PROFESSOR
1° MARA REJANE (TITULAR)
2° JOSETE FERREIRA (1° SUPLENTE)
3° MARIA DAS GRAÇAS (2° SUPLENTE
SEGMENTO FUNCIONÁRIO
1º - MICHELLI DA SILVA SANTOS (TITULAR)
2º JOYCE BEATRIZ ZANONI (SUPLENTE)
SEGMENTO ALUNO
1º - DEIZIANE ASSUNÇÃO (TITULAR)
2º DANIELA ALVES (1º SUPLENTE)
3º RAFAEL SILVA (2º SUPLENTE)
SEGMENTO PAIS
1° JOSÉ EDUARDO (TITULAR)
2° SILVIA ANGELICA (1° SUPLENTE)
3º EDSON VITÓRIO CATARINO DA SILVA (2° SUPLENTE)
4° EVERALDINO GOES (3° SUPLENTE)
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
O colégio dispõe de PPP
formulado em 2006. Este vem sendo reformulado e atualizado de acordo com as
necessidades do cotidiano escolar. O mesmo tem sido ajustado à legislação em
vigor (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96.). Várias
ações que constam no PPP vêm sendo aplicadas no dia-a-dia escolar. O PPP não é
um documento estagnado. Ele norteia coletivamente as ações na escola e deve ser
visto como um processo de reflexão e discussão dos problemas do cotidiano
escolar, buscando sempre alternativas para sua efetivação. O fato de se
produzir coletivamente um bom PPP, dá segurança à comunidade escolar. Algumas
das ações do nosso PPP serão expostas mais detalhadamente no item 3.5., o qual
apresenta a metodologia de trabalho e as ações a serem adotadas neste projeto.
Dentro do objetivo
deste, o bom planejamento e a execução do PPP, reforçarão os laços de afinidade
e parceria com a comunidade escolar, trazendo as famílias para dentro da escola
ao mesmo tempo em que levará a escola para dentro da comunidade – o que é um
desafio contemporâneo.
A revitalização da
biblioteca também atenderá a meta de promover o sucesso e a aprendizagem dos
alunos e sua permanência na escola, articulando a gestão pedagógica da escola
com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar.
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