FESTAS FELIZES...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Caracterização da escola


Unidade escolar
Colégio Estadual Antônio Sá Pereira – CEASP
Endereço
Praça Avelino Fernandes s/n Conquista, Ilhéus-BA
Telefones
(073) 32317168
E-mail
Home-page
Cadastro no MEC/INEP
29302145
Autorização de funcionamento
Ato de Criação 2877/81 D.O 06/05/81

Ato de autorização/reconhecimento 1834

D.O. 08/02/02 Código 11304


Classificação IDEB
SEM CLASSIFICAÇÃO - Infelizmente não podemos classificar a escola. Para classificá-la precisamos do valor do IDEB em 2009 e 2011, pois assim podemos observar se houve crescimento e se a meta estabelecida foi atingida.
Modalidades de ensino
Ensino Fundamental I (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio (formação geral) e a EJA (Educação de Jovens e adultos).

Quantitativo de alunos
786

 
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar

O Colégio Estadual Antônio Sá Pereira – CEASP foi fundado em 1968, tendo sido, inicialmente, um grupo escolar. Neste momento desenvolvia suas atividades educativas em terreno que na época se chamava sítio de São Roque, doado por Sá Pereira*. Começou por ser uma Escola que lecionava apenas o curso primário às crianças carentes do bairro, subsidiada pela fundação José de Anchieta.
O Grupo Escolar transformou-se, em 2002, numa instituição de ensino estatal (pertencente à SEC/DIREC 06) que atende, atualmente, 786 alunos, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Seu novo endereço é o logradouro do Colégio Antônio Sá Pereira (Praça Avelino Fernandes). Compreende o ensino fundamental I (do 6º ao 9º ano), o ensino médio (formação geral) e o EJA (Educação de Jovens e adultos). Conta com 28 professores (sendo 23 efetivos, um REDA e quatro estagiários/PST), três agentes de portaria, três auxiliares de alimentação, oito agentes administrativos e seis auxiliares de serviços gerais. Tem como atuais gestores Sérgio Luis Nogueira (diretor), Rita de Cássia de Jesus Pimenta e Maria Teresa Guimarães Loureiro da Silva Graça (vices); e Julita Suzart Figueiredo (Secretária Geral).
Na década de 70 ocorreu um incêndio no qual foram perdidos todos os arquivos do colégio. Contudo, algumas fotos antigas, da fase inicial de funcionamento, foram resgatadas pela professora Nanci Guimarães, que em 2002, fez uma exposição com os alunos, resgatando a história da instituição. As primeiras fotos são anteriores à fundação do colégio e mostram outra escola, a “Escola Nossa Senhora da Assunção”, que já existia no local no início da década de 1960 (e que também foi fundada por Sá Pereira para atender as crianças carentes da “Cidade de Menores”, construída pela Sociedade José de Anchieta). Possivelmente essa Escola, de estrutura bem precária, não terá sido suficiente para dar vazão ao grande número de crianças que precisava de instrução, daí a necessidade de construir um novo edifício, no final da década.
Entre os anos 2001 e 2002, houve uma grande reforma no colégio que durou aproximadamente seis meses. Neste período, as aulas funcionaram no Alto dos Carilos, no local onde está atualmente o Centro de Apoio Psicossocial - CAPS. Até à reforma, o colégio só atendia a educação infantil e o ensino fundamental I (da 1ª à 4ª série). O ensino fundamental II, o ensino médio e o EJA foram inseridos durante a gestão de Eliene Silva (2002-2007); tendo sido encerrados na instituição, a Educação Infantil e o Fundamental I.
  A estrutura física atual possui um amplo espaço de recreio, dez salas de aula, uma sala de informática, sala de professores, sala de multiusos (recentemente reformada a partir do espaço da biblioteca  secretaria, cozinha, almoxarifado, depósito e banheiros (dos alunos, incluindo cadeirantes, dos funcionários e da direção). Ressalta-se a falta de uma quadra para as atividades esportivas.

 
Antônio Sá Pereira da Silva Moreira (1895-1979). Natural de Salvador, rico, benfeitor e portador de uma religiosidade sui generis. Fundou a Sociedade José de Anchieta em 1943, que entre outras obras filantrópicas, sustentou 26 escolas para crianças carentes.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário